Este é um exame que permite a visualização de todo trato gastrointestinal sem a necessidade de endoscopia e/ou colonoscopia.

Uma grande vantagem da Cápsula Endoscópica, é que este exame permite percorrer todo o intestino delgado, podendo encontrar lesões e outras doenças impossíveis de serem avaliadas pela endoscopia e/ou colonoscopia.

O exame é indicado para pacientes com sangramentos que não são visíveis e diagnosticados com a colonoscopia e/ou endoscopia e também para pacientes com diarreias, doença de Crohn, doença Celíaca e tumores intestinais.

O exame é realizado por meio da ingestão de uma cápsula, que tem uma microcâmara de alta resolução, capaz de tirar três fotos por segundo durante 12 horas, que é o tempo de duração da bateria da cápsula. Nesse período, são registradas aproximadamente 120mil fotos, que são armazenadas em um gravador que fica na cintura do paciente e que permite ao médico ter um diagnóstico sobre o intestino delgado.

A cápsula é eliminada junto com as fezes e sem a necessidade de laxativos ou outras medidas, sendo na maioria das vezes imperceptível.