Embora possa ser desagradável, é muito importante avaliar as fezes rotineiramente, pois elas revelam muito sobre a saúde. Cor, cheiro, textura, cada aspecto pode indicar uma situação que vai desde infecções, tumores a falta de consumo de fibras e líquidos. A coloração é um ponto importante a ser observado. O ideal é que as fezes…

No Dia do Dermatologista, celebrado em 5 de fevereiro, o Gastro Medical Center parabeniza todos os profissionais importantes na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que acometem a pele, a mucosa, as unhas e os cabelos, em especial a Dermatologista Solange Emanuelle Volpato Steckert, que integra o nosso corpo clínico. Além da consulta de avaliação dos…

Férias escolares, e é comum que a os pais saiam da rotina e abram mais espaço para os doces, refrigerantes e fast foods como forma de agradar as crianças. No entanto, este período de maior convívio em família, também pode ser aproveitado para iniciar novos hábitos contra a obesidade infantil e focar na saúde. “A obesidade infantil…

A endoscopia digestiva alta é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado) e que investiga problemas que acometem direta ou indiretamente essas regiões como refluxo, gastrite, úlceras, infecções e tumores. Além de capturar imagens, a endoscopia também é usada para realizar biópsias e outros procedimentos terapêuticos como colocação de…

Verão e férias nem sempre são certeza de muita diversão! A animação muitas vezes é tão grande que as pessoas deixam de se atentar para alguns cuidados importantes que resultam em infecções gastrointestinais e podem estragar momentos muito aguardados por toda a família. O armazenamento dos alimentos de forma incorreta é um dos principais vilões…

A colonoscopia é um exame que possibilita não somente a visualização do intestino grosso e do final do intestino delgado, como também a realização de biópsias e retirada de lesões. O exame é indicado para homens e mulheres a partir dos 45 anos. Em caso de câncer colorretal na família ou doenças específicas, a idade do exame para prevenção diminui. É necessário avaliar cada caso com o médico coloproctologista….

A campanha Janeiro Roxo conscientiza sobre a prevenção e tratamento da Hanseníase, doença transmissível que pode causar deficiências e incapacidades físicas, mas que tem tratamento. O Brasil é o segundo país com o maior número de casos, perdendo apenas para a India e por isso a importância de reforçar as informações sobre a enfermidade. O…

A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução de estômago, teve um amento no Brasil de 84,73% entre 2011 a 2018, aponta um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (SBCBM). Santa Catarina acompanhou o crescimento e aumentou em 19% o número de procedimentos pelo SUS no mesmo período. Não é difícil de…

Um estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, publicado em julho deste ano no British Medical Journal, mostrou que bebidas açucaradas como refrigerantes, milkshakes e alguns sucos de frutas podem estar ligados ao aumento do risco de câncer. Foram acompanhadas mais de 100 mil pessoas por cinco anos e foram diagnosticados 2.193 cânceres sendo 693 de mama,…

A campanha Dezembro Laranja, de prevenção ao câncer de pele, tem como alerta em 2019, a atenção a sinais que aparecem na pele. Pintas ou manchas, geralmente acastanhadas ou enegrecidas, com formato não uniforme, ou como uma ferida que não cicatriza, que surgem de uma hora para outra em várias partes do corpo, devem ser investigadas com muita brevidade…

Page 0 of 61 6

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade