A diarreia é uma situação muito comum em crianças e se caracteriza pelo aumento do número de evacuações de fezes amolecidas ou líquidas frequente e sem controle. Ao contrário do que muita gente pensa ela não é uma doença e sim uma manifestação comum de várias doenças diferentes que afetam o trato gastrointestinal.

A gastroenterologista pediátrica, Renata Leal, do Gastro Medical Center, explica que é importante observar a frequência da diarreia e também se há outros sintomas associados. “É preciso ter atenção à desidratação da criança por conta da perda de líquidos e se isso ocorrer, é necessária ajuda médica”, orienta.

Os sintomas mais comuns da desidratação são os lábios e a língua secos, a diminuição e o escurecimento da urina, sono ou cansaço.

Para evitar a desidratação é recomendado oferecer soro  de reidratação oral e aumentar a ingestão de líquidos por meio de água, chás e sopas. Bebês que mamam no peito devem ter a amamentação em livre demanda.

Renata destaca que é importante identificar os tipos de diarreia:

Diarreia Aguda – Diminuição da consistência das fezes e aumento da frequência das evacuações, que podem durar até 14 dias. Início agudo e resolução autolimitada. Causa mais comum: infecção intestinal e uso de antibióticos.

Diarreia persistente – Diminuição da consistência das fezes e aumento da frequência das evacuações que podem durar até 30 dias. Causa: infecção intestinal que o organismo não conseguiu combater

Diarreia crônica – Diminuição da consistência das fezes e aumento da frequência das evacuações com mais de 30 dias, persistente ou intermitente. Início insidioso e não se resolve sozinha. Causa e tratamento devem ser investigados e orientados pela médica Gastroenterologista.

**************************

Gastro Medical Center

 

Telefone: (48) 3030 2930

Whatsapp: (48) 3030 2930

E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br

Website: gastro.floripa.br

 

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

 

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade