No dia nacional de prevenção ao Câncer de Intestino, 27 de março, apresentamos os questionamentos mais comuns feitos por nossos pacientes sobre a doença.

 

O que é câncer de intestino?  É um tumor (lesão maligna) que inicia na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também chamado de câncer colorretal.

O câncer de intestino tem cura? Sim, o câncer de intestino pode ter cura.

 

O que aumenta os riscos do câncer de intestino?

Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável. O consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame) e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana) também aumentam o risco para este tipo de câncer. Outros fatores relacionados a maior chance de desenvolvimento da doença são históricos de câncer de intestino, ovário, útero ou mama, além de tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

 

Se algum familiar apresentou o problema aumenta as probabilidades de outros familiares? Sim, o fator genético colabora e por isso é recomendado que pessoas que tiveram familiares com câncer colorretal façam acompanhamento médico para planejar a época correta de iniciar a colonoscopia.

Quais os sintomas? Os principais sintomas são sangramento nas fezes, massa (tumoração) abdominal, dor abdominal, perda de peso e anemia e mudança de hábito intestinal. Eles aparecem geralmente na fase avançada da doença, na fase inicial é assintomático.

Como prevenir a doença? Grande parte dos tumores iniciam a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Por meio do exame de colonoscopia é possível identificar as lesões e removê-las antes de se tornarem malignas, além de hábitos de vida saudáveis.

A colonoscopia dói? Não! O exame é realizado com sedação.

 

Qual é o tratamento? A cirurgia é o tratamento inicial, retirando a parte do intestino afetada e os gânglios linfáticos. Outras etapas do tratamento podem incluir a quimioterapia e a radioterapia. O tratamento depende principalmente do tamanho, localização e extensão do tumor.

 

Que tipo de especialista devo procurar? O médico coloproctologista o gastroenterologista e o oncologista clínico e cirúrgico são os profissionais indicados para prevenção, diagnóstico e orientações de tratamento do câncer de intestino.

Gastro Medical Center

 

Telefone: (48) 3030 2930

Whatsapp: (48) 3030 2930

E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br

Website: gastro.floripa.br

 

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade