Com a chegada das festas de final de ano é comum as pessoas consumirem bebidas alcoólicas. Para algumas pessoas, é difícil fugir da confraternização e alguns excessos dessa época do ano!

Pacientes com algumas doenças gastrointestinais, como a gastrite – que é a inflamação na mucosa do estômago, têm restrições e não devem se esbaldar no excesso de comida e nem na bebida.

Confira o que o gastroenterologista do Gastro Medical Center, Otávio Marcos da Silva, fala sobre o assunto.

  1. Quais são os sintomas de gastrite?

Dor abdominal, geralmente na região do estômago, anemia e deficiência da vitamina B12.  A doença também pode causar náusea, vômitos, sensação de inchaço após comer pequenas quantidades de comida e diminuição do apetite.

  1. O álcool pode piorar os sintomas de gastrite? Por quê?

Sim. O álcool é uma das causas de gastrite porque ele aumenta a secreção de ácido clorídrico piorando a gastrite e outras condições como o refluxo gastroesofágico.

  1. Nas festas de finais de ano, pacientes com gastrite devem evitar consumo de bebidas alcoólicas?

O consumo de álcool nas festas de natal e ano novo faz parte da tradição desses momentos. O vinho inclusive simboliza o sangue de cristo que é o grande aniversariante da noite de Natal. O consumo do álcool é seguro na dose de 15g para homens que corresponde a 700ml de cerveja 5% álcool ou 300ml de vinho ou 90ml de destilado. Para as mulheres não grávidas é permitido a metade da dose. Quem não deve consumir são aqueles com quadro de gastrite ou esofagite ativa, com história pessoal ou familiar de alcoolismo, ou com quadros de pancreatite ou hepatite relacionada ao álcool. Importante consultar o médico para orientações individualizadas. E lembrar que o consumo de bebida alcoólica é proibida para quem for dirigir. Essa também é um mistura muito perigosa!

  1. Quais outros cuidados as pessoas que têm gastrite precisam ter na rotina normal de vida?A pessoa com gastrite precisa se afastar da causa que gerou a gastrite (álcool, uso de anti-inflamatórios) ou tratar a bactéria H pylori. Além disso, deve evitar o consumo de álcool e outras substâncias que possam irritar a mucosa do estômago como café, doces e alimentos condimentados.

**************************

Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930

Whatsapp: (48) 3030 2930

E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br

Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

CategoryArtigos

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade