
As festas de final de ano são tradicionalmente marcadas por mesa farta e gostosuras. Se para alguns adultos, diagnosticados com alergia alimentar, lidar com as tentações pode ser desafiador, quem dirá para as crianças! Se esse é o caso do seu filho, veja o que a gastroenterologista pediátrica do Gastro Medical Center, Renata Leal, comenta sobre o assunto.
- Substituição de alimentos
É possível substituir ingredientes de receitas tradicionais.
Para os intolerantes e alérgicos ao leite de vaca, é possível trocar por leites vegetais de soja, amêndoas, castanha, coco, entre outros.
Para os que têm alergia ou intolerância ao glúten, é possível substituir o trigo tradicional pelo o uso da fécula de batata, mandioca, milho e arroz.
Em receitas que levam ovo, o alimento pode ser substituído por chia, linhaça, farinha de grão de bico ou gelatina sem sabor.
- Criatividade
Abuse da criatividade para montar pratos atrativos. Quanto mais colorido, melhor. Para isso use as frutas e vegetais frescos ao seu favor. As variedades são muitas.
Além do seu filho, os demais convidados também vão querer saborear.
- Fique atento às embalagens
Experimentar produtos novos é sempre interessante, mas fique atento ao rótulo da embalagem para que realmente não contenha nenhum produto que seu filho tenha alergia.
- Acompanhamento profissional
O acompanhamento com o gastroenterologista e nutricionista é muito importante para crianças com alergias alimentares. Eles certamente terão muitas sugestões para que as festas de finais de ano estejam dentro das possibilidades alimentares da criança e saborosas.
**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243