
O consumo de suplementos polivitamínicos teve um aumento de 48% durante a pandemia, foi o que apresentou um estudo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). Mas realmente vale a pena utilizá-los?
A nutricionista do Gastro Medical Center, Caroline Faé, explica que uma dieta variada e equilibrada normalmente fornece todos os micronutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Destaca que apesar do consumo de frutas, cereais integrais e vegetais, de forma geral, não ter o mesmo efeito que a suplementação de micronutrientes, suplementar vitaminas e minerais para tentar compensar ou corrigir uma alimentação monótona não é o caminho.
“É importar atentar-se ao fato de que dificilmente uma pessoa terá deficiência de vários micronutrientes ao mesmo tempo. O que é mais comum de acontecer é a falta de um ou outro mineral/vitamina específico. Sendo assim, é mais viável suplementar o nutriente em questão, e não todos”, explica.
A nutricionista ressalta que os polivitamínicos não são inúteis, tendo em vista que podem ajudar em alguns casos, tais como:
– Veganos (especial atenção para a vitamina B12);
– Grávidas (ferro, ácido fólico, vitamina B9);
– Atletas que passam por períodos de preparação pré-competição com dietas restritivas;
– Pessoas com osteoporose (cálcio e todos os outros micronutrientes envolvidos em seu metabolismo);
– Pessoas que fizeram cirurgia bariátrica, entre outros casos.
A nutricionista alerta que no Brasil, a maior parte dos multivitamínicos atende a 100% da ingestão dietética recomendada (RDA) de cada nutriente, portanto, é muito difícil que ocorra a hipervitaminose, mas é importante ressaltar que o consumo de quantidades excessivas de vitaminas e minerais não traz benefícios.
“A avaliação da necessidade do uso da suplementação deve sempre ser feita pelo profissional nutricionista e pelo médico, porque em vários casos, a dosagem necessária pode ser bem maior que aquela encontrada nos polivitamínicos”, orienta Caroline Faé.
**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243