O consumo de suplementos polivitamínicos teve um aumento de 48% durante a pandemia, foi o que apresentou um estudo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). Mas realmente vale a pena utilizá-los? 

A nutricionista do Gastro Medical Center, Caroline Faé, explica que uma dieta variada e equilibrada normalmente fornece todos os micronutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Destaca que apesar do consumo de frutas, cereais integrais e vegetais, de forma geral, não ter o mesmo efeito que a suplementação de micronutrientes, suplementar vitaminas e minerais para tentar compensar ou corrigir uma alimentação monótona não é o caminho. 

“É importar atentar-se ao fato de que dificilmente uma pessoa terá deficiência de vários micronutrientes ao mesmo tempo. O que é mais comum de acontecer é a falta de um ou outro mineral/vitamina específico. Sendo assim, é mais viável suplementar o nutriente em questão, e não todos”, explica. 

A nutricionista ressalta que os polivitamínicos não são inúteis, tendo em vista que podem ajudar em alguns casos, tais como: 

 

– Veganos (especial atenção para a vitamina B12); 

– Grávidas (ferro, ácido fólico, vitamina B9); 

– Atletas que passam por períodos de preparação pré-competição com dietas restritivas; 

– Pessoas com osteoporose (cálcio e todos os outros micronutrientes envolvidos em seu metabolismo); 

– Pessoas que fizeram cirurgia bariátrica, entre outros casos. 

 

A nutricionista alerta que no Brasil, a maior parte dos multivitamínicos atende a 100% da ingestão dietética recomendada (RDA) de cada nutriente, portanto, é muito difícil que ocorra a hipervitaminose, mas é importante ressaltar que o consumo de quantidades excessivas de vitaminas e minerais não traz benefícios. 

“A avaliação da necessidade do uso da suplementação deve sempre ser feita pelo profissional nutricionista e pelo médico, porque em vários casos, a dosagem necessária pode ser bem maior que aquela encontrada nos polivitamínicos”, orienta Caroline Faé. 

**************************

Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930

Whatsapp: (48) 3030 2930

E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br

Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

 

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade