Você sabe aplicar o protetor solar?

O mês de boas-vindas ao verão chegou e junto com ele a campanha Dezembro Laranja, de conscientização do câncer de pele – tumor de maior incidência no país.

A doença está altamente associada à exposição solar inadequada e um dos maiores aliados na prevenção é a utilização de protetor solar. Vale ressaltar que o câncer de pele também deve ser prevenido por meio de utilização de roupas e chapéus com proteção, e respeito aos horários de exposição ao sol, sempre antes das 10h e após às 16h.

Falando nisso, você passa o filtro solar corretamente?

Para que o produto tenha o efeito de proteção desejado ele precisa ser aplicado de forma adequada e por isso a médica do Gastro Medical Center, Jaqueline Stradiotto Coelho Koerich, explica as principais dúvidas.

  1. Qual fator de proteção é o mais indicado?
    De modo geral é recomendado no mínimo fator 30, mas é importante que o paciente avalie individualmente com o médico. O produto deve proteger contra as radiações UVA (radiação com intensidade constante durante todo o ano) e UVB (radiação que penetra superficialmente na pele e causa as queimaduras solares, sendo a principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer de pele).
  2. Quando o protetor solar deve ser aplicado?
    Todos os dias, mesmo quando estiver nublado, no mínimo 30 minutos antes da exposição ao sol e mesmo quando a pessoa vai para outra atividade que não seja a praia ou piscina.
  3. É preciso reaplicar o produto?
    A reaplicação normalmente deve ser realizada a cada três horas, mas esse intervalo diminui a cada duas horas em casos de transpiração excessiva, exposição solar prolongada ou após sair da água.
  4. Qual a quantidade ideal de protetor solar?
    De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), deve ser aplicada uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça, uma colher de chá para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás. A mesma medida deve ser aplicada para cada braço, para a parte da frente e para a parte de trás de cada perna.
  5. Minha base tem fator de proteção, preciso de filtro?
    Mesmo que muitas bases tenham fator de proteção, geralmente é muito baixa e por isso a recomendação é aplicar o filtro solar antes do produto. Uma boa opção é utilizar filtro solar com cor desde que tenha fator de proteção de pelo menos 30.
  6. Hidratante e repelente devem ser aplicados antes ou depois do filtro solar?
    Hidratantes e repelentes devem ser aplicados antes e quando ele já tiver sido absorvido completamente pela pele, deve ser aplicado o protetor solar.

 

**************************

Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930

Whatsapp: (48) 3030 2930

E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br

Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade