Na mesma semana em que é destacado o Dia Nacional do Ostomizado, o ator e modelo Luciano Szafir desfilou na São Paulo Fashion Week na noite de 18 de novembro, exibindo a bolsa de estomia que usa devido a complicações por conta da Covid-19. O artista passou a usar a bolsa após realizar uma cirurgia para reconstruir parte do intestino devido a sequelas da doença.

Mesmo sem saber detalhes sobre a cirurgia e se o uso da bolsa pelo ator é provisório, a médica coloproctologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Juliana Stradiotto Steckert lembra dos anos em que trabalha com pacientes ostomizados e os problemas que eles enfrentam por conviverem com a estoma.

“Uma pessoa pública que expõe sua condição em um desfile de uma marca renomada em um evento de grande visibilidade contribui muito para que sejam rompidos os preconceitos em relação ao paciente ostomizado. Aliás, tudo o que aponta para o intestino, fezes e ânus tende a gerar rubor nas pessoas e acaba que o assunto é tratado somente entre médico e paciente. Luciano nos promove um momento libertador”, destaca

Em entrevista após o desfile, Luciano reforçou que o uso da bolsa de colostomia salvou a sua vida e por isso, não tem motivos para ter vergonha da exposição e falar sobre o assunto.

“Este desfile tinha tudo para ser muito especial para mim. Além da minha volta às passarelas, vi que era a oportunidade perfeita para defender uma causa nobre e muito importante para a nossa sociedade. Quero quebrar o preconceito, normalizar e fazer entender que um ostomizado não precisa sofrer privações. Vida normal. E, tomara, que esta ação mude a visão que muitos ainda têm sobre quem usa a bolsa de estomia”, disse Luciano.

Até fazer a cirurgia Luciano comenta que não tinha noção deste universo e se sentiu responsável em contribuir para quebrar o tabu referente ao tema e mostrar que é possível ter uma vida livre. “Quem não conhece, julga e, mesmo sem querer, tem atitudes preconceituosas. Seja na hora de contratar um funcionário, se relacionar afetivamente, entre outras coisas”.

Em seu perfil do Instagram, Luciano Szafir destaca que planejava essa situação e que contou com o apoio do estilista Walerio Araujo. “Ele aderiu à causa com elegância, criatividade e bom humor. A mensagem que eu quero passar a todos é que a estomia não define ninguém! Sejamos felizes como somos, vamos aceitar os outros como são e agradecer às oportunidades que a vida nos traz”!, conclui.

Fonte e foto

Perfil Instagram Luciano Szafir e Vogue

**************************

Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930

Whatsapp: (48) 3030 2930

E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br

Website: gastro.floripa.br

 

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade