O Dia Nacional dos Ostomizados,16 de novembro, foi criado com o objetivo de divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que passaram pela ostomia.

E afinal de contas, o que é isso? A ostomia é um procedimento cirúrgico para a abertura de um orifício, conhecido como ostoma, para a saída de fezes ou urina em uma bolsa coletora. Ela é instalada em pessoas com má formação congênita, tumores intestinais, doenças inflamatórias intestinais, traumas abdominais, entre outras causas em que possa ser necessária a bolsa coletora.

Em situações provisórias, decorrentes de doenças como diverticulite aguda grave, controle de fístulas, traumas abdominais por armas brancas ou armas de fogo, ou até mesmo após cirurgias curativas para tumores, é possível que haja uma reversão do procedimento e a o uso da bolsa pode ser descontinuado.

No entanto, existem pessoas que precisam fazer o uso da bolsa durante toda a vida devido a amputação do reto, traumas extensos do reto baixo e incontinência fecal acentuada e intratável, além de casos em que tumores abdominais não possam ser ressecados.

Em ambas as situações o paciente pode ter uma rotina e convivência social normal e o mais importante, o paciente ostomizado precisa ser respeitado!

A equipe do Gastro Medical Center deixa um carinhoso abraço para os mais de 400 mil ostomizados brasileiros!

 

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento
.
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade