O assoalho pélvico é um grupo de músculos, inervados por um único nervo, que têm a função de sustentação dos órgãos pélvicos como bexiga, útero, reto, intestino e parte baixa do abdômen. Na gestação trabalha também na sustentação do bebê.

Embora seja uma região do corpo muito importante, é comum as pessoas não se preocuparem com o seu fortalecimento e por isso no Dia do Fisioterapeuta, comemorado em 13 de outubro, a fisioterapeuta do Gastro Medical Center, Patrícia Nobre, explica como o bom funcionamento do assoalho pélvico reflete na saúde:

– Prevenção de incontinência urinária e fecal

– Prevenção de prolapso dos órgãos pélvicos (bexiga caída, útero caído, etc.)

– Intensifica o orgasmo

– Auxilia na obtenção do orgasmo em casos de anorgasmia (falta de orgasmo).

 “Os músculos do assoalho pélvico estão dispostos muito internamente, por isto muitas pessoas têm dificuldade de controlá-los, saber se estão contraindo ou relaxando corretamente. Assim como qualquer outro músculo do corpo precisam de força, elasticidade e resistência para que desempenhem sua função na totalidade. A fisioterapia pélvica pode ajudar a melhorar a propriocepção e treino desta musculatura”, explica Patrícia.

A fisioterapeuta lembra que uma das razões do assoalho pélvico enfraquecer é a sobrecarga que a gestação traz, tendo em visto o peso do bebê, líquidos e placenta. A menopausa e a idade também são fatores que contribuem para o problema.

“A prevenção por meio do reequilíbrio muscular, força, resistência, elasticidade e controle muscular é o ideal, mas ao observar qualquer tipo de escape de urina ou fezes é importante procurar ajuda do fisioterapeuta para tratamento”, conclui.

**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

 

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade