Setembro Verde é o mês de prevenção e alerta ao câncer de intestino e dessa vez, que tal a gente comentar sobre aquele desconforto abdominal, cólicas, intestino preso e gases frequentes que mais parecem resultado de algo que você comeu e não entrou bem? Negligenciar esses sinais, principalmente se eles ocorrem com frequência ou por períodos prolongados, pode ser um grande risco ao câncer de intestino.

A melhor forma de descobrir doenças do intestino é com a colonoscopia. “Avaliados todos os sintomas na consulta clínica, a colonoscopia é nossa aliada para termos certeza de que o paciente está sem doença alguma. Se o paciente mantém uma alimentação saudável, rica em fibras como legumes, frutas e verduras, ele estará bem distante de ter câncer de intestino, mas não estará livre de ter sintomas no sistema digestivo, que podem ser provocados por inúmeras questões”, orienta a médica coloproctologista do Gastro Medical Center, Juliana Stradiotto Steckert.

A médica comenta que boa parte dos casos de câncer de intestino têm como origem a escolha inadequada dos alimentos. “Alimentos com gordura saturada e poucas fibras é uma ingestão inconsciente de veneno. Se o paciente é fumante, faz uso frequente de bebidas alcoólicas, tem histórico de câncer na família e tem mais de 45 anos, é um sério candidato a ter câncer de intestino também“, acrescenta a médica.

Mesmo sendo uma doença que assusta, o câncer de intestino é na grande maioria dos casos curável. “Para isso, precisamos do diagnóstico rápido. A orientação é que pessoas acima dos 45 anos façam a primeira colonoscopia. Nos casos em que há casos na família, o exame deve ser realizado com a maior brevidade possível. A busca ativa pela colonoscopia identifica pólipos que podem se tornar câncer. Nesse momento, estamos salvando uma vida e aliviando que o paciente tenha que se submeter a tratamentos intensos contra o câncer”, diz Juliana.

Dra Juliana alerta no entanto, que o câncer de intestino pode ser silencioso. “A pessoa pode não ter sintoma algum e quando vai fazer a colonoscopia, identificamos pólipos e o resultado da biópsia é de câncer”, afirma. “O detalhamento pela colonoscopia é muito minucioso e nos dá segurança de resultado”, encerra.

**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade