
Seguimos com a campanha Setembro Verde de conscientização sobre o câncer de intestino (colorretal) que tem como aliada na prevenção a endoscopia digestiva baixa, mais conhecida como colonoscopia.
O médico endoscopista e cirurgião do aparelho digestivo do Gastro Medical Center, Silvio Feiber Filho, responde as principais dúvidas sobre o procedimento:
1.O que é colonoscopia?
A colonoscopia, exame que permite ver o intestino grosso e coletar materiais para biópsias, pode ser realizada tanto para investigação de doenças, quanto para prevenção do câncer de intestino. Neste último caso, a colonoscopia identifica pólipos benignos na parede do intestino e os remove antes que evolua para o câncer.
2. Quando o exame é recomendado?
A colonoscopia é um exame de investigação de possíveis doenças que tenham como sintomas sangramento nas fezes, perda de peso involuntária, dor abdominal, muco ou pus nas fezes, alteração da frequência e/ou aparência das fezes.
3. A colonoscopia também é indicada para prevenção do câncer de intestino?
Sim. Para a prevenção do câncer de intestino o exame é recomendado para todas as pessoas a partir dos 45 anos e se houver histórico na família, deve ser avaliado com o médico a idade e periodicidade para fazer a colonoscopia.
4. Como o exame é realizado?
O paciente é sedado e tem que cumprir uma rotina de preparação. O colonoscópio é introduzido pelo ânus (ou estoma) até que percorra todo o intestino grosso, e eventualmente o final do intestino delgado. Caso alguma lesão seja encontrada, o médico faz o registro em imagem e realiza a remoção para biópsia.
5. Como é o preparo?
Como o exame objetiva avaliar o intestino por dentro, é importante que não haja fezes, que podem prejudicar a visão do médico. Para isso, dieta sem fibra e laxativos são utilizados de acordo com orientação médica.
6. A colonoscopia dói?
O exame é realizado com o paciente sedado, o que garante conforto no procedimento, ou seja, é indolor.