A confirmação da cirurgia para retirada de um tumor suspeito no cólon do maior jogador de futebol de todos os tempos joga nova luz à campanha Setembro Verde, de prevenção ao câncer colorretal. Pelé passou pelo procedimento no sábado, 5 de setembro. A notícia foi confirmada em suas redes sociais e em boletim médico.

Prestes a completar 81 anos e sem ter realizado exames preventivos em 2020 devido à pandemia, Pelé foi internado para uma bateria de exames de rotina na semana passada. Foi durante a colonoscopia que os médicos identificaram a suspeita de câncer colorretal e após confirmada a suspeita pela biópsia, o Atleta do Século foi imediatamente submetido ao procedimento cirúrgico.

“Tenho repetido várias vezes sobre a importância da realização da colonoscopia a partir dos 45 anos para pessoas que não têm casos de câncer na família. A partir desta idade, é necessário repetir o exame a cada 10 anos”, orienta a coloproctologista do Gastro Medical Center, Juliana Stradiotto Steckert.

De acordo com a médica, o caso de Pelé contribui para que as pessoas tomem consciência de que o preconceito em realizar a colonoscopia precisa ser superado. “O câncer colorretal pode iniciar por um pólipo benigno e quando removido a tempo pela colonoscopia, impede de virar um câncer. Um dia para realizar o pré-exame e mais um dia para realizar a colonoscopia representam muito pouco se formos comparar com os benefícios de garantir a saúde em dia”, orienta.

Juliana reforça que ainda são poucas as informações a respeito da gravidade do tumor de Pelé e confirma que o câncer de intestino é o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens (após próstata e pulmão) e o segundo entre as mulheres (após o câncer de mama). “Busque o médico anualmente para colocar sua saúde em dia. Assim como eu, você deve ter ouvido falar muitas vezes de pessoas que se curaram de câncer ou outras doenças graves porque fizeram a prevenção. A sua saúde não é brincadeira. Leve isso a sério”, aconselha.

Nos próximos dias vamos tratar mais sobre o câncer colorretal.

**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade