A constipação intestinal pode ter várias causas, entre elas o anismus – situação em que o músculo puborretal contrai involuntariamente e impede que o paciente relaxe adequadamente para eliminar as fezes.  A Fisioterapia é uma aliada no tratamento de anismus, e no Dia da Fisioterapia, 8 de setembro, a fisioterapeuta do Gastro Medical Center, Patrícia Nobre explica mais sobre o assunto.

1.O que é músculo puborretal?

O músculo puborretal é uma tira muscular que envolve o reto inferior ao passar pelo assoalho pélvico. Tem a função de manter a continência fecal e também atua, através do seu relaxamento, na evacuação intestinal.

  1. Quais são os sintomas de anismus?

Entre os principais sintomas estão o esforço evacuatório, sensação de evacuação incompleta, sensação de obstrução ou bloqueio anorretal, constipação funcional intestinal.

  1. Como é realizado o diagnóstico?

O médico coloproctologista por meio de exame clínico e de exames como a manometria, eletroneuromiografia, ressonância magnética dinâmica, ultrasom 2D ou 3D é o profissional capacitado para fazer o diagnóstico.

  1. Como é o tratamento?

O tratamento é realizado por meio da reeducação muscular com o auxílio de Biofeedback e fisioterapia. O Biofeedback é um método fisiológico, em que o paciente toma consciência de como relaxar a musculatura do assoalho pélvico e a concordância dos movimentos de contração. A adesão e comprometimento do paciente é muito importante para o sucesso do tratamento.

  1. O anismus tem prevenção?

Obedecer o processo de evacuação, sem segurar ou adiar a ida ao banheiro quando sentir necessidade contribui para que o paciente esteja livre desse problema.

**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade