
No Dia do Endocrinologista, 1º de setembro, também inicia a campanha Setembro Laranja de combate à Obesidade Infantil. O endocrinologista do Gastro Medical Center, João Carlos Gonçalves Junior, em alusão à data, explica como o especialista pode auxiliar na prevenção da obesidade e no tratamento de crianças obesas.
O endocrinologista além de confirmar o diagnóstico de obesidade, avaliará questões hormonais que podem estar relacionadas ao ganho de peso da criança. “Geralmente a obesidade infantil não está ligada a disfunções hormonais e sim à falta de atividade física e alimentação inadequada. O excessivo ‘tempo de tela, durante os quais as crianças ficam em frente a TVs, computadores e videogames, ou manejando celulares ou tablets, tornou-se um grande problema; este tempo não deveria chegar a duas horas ao dia, na sua soma total”, afirma João.
O médico ressalta que crianças obesas têm maior propensão a se tornarem adultos obesos e a desenvolverem doenças como diabetes tipo 2, asma, alterações cardiovasculares, hipertensão arterial, doenças reumatológicas e ortopédicas, e por isso, é muito importante que os pais levem o assunto a sério e se necessário, procurem auxílio profissional.
“Além da busca de ajuda especializada, os pais devem auxiliar seus filhos com exemplos dentro de casa, que incluem alimentação saudável, consumo de água e atividade física”, conclui João.