A psicóloga do Gastro Medical Center, Cintia Salum, que é especializada em psicologia perinatal escolheu o Dia do Psicólogo, 27 de agosto, para falar sobre a Teoria do Apego. O estudo desenvolvido pelo psiquiatra John Bowlby aborda a importância do tipo de apego desenvolvido na infância e suas influências na vida adulta.

Cintia explica que crianças que sentem que os pais são fontes confiáveis de bem estar, têm vantagem para a vida inteira. “Os pequenos têm uma sutil sensibilidade às expressões faciais, tons de voz, ritmos de movimento e intenções, e são programados para escolher um determinado adulto com quem o sistema natural de comunicação se desenvolve. Assim começa o vínculo primário de apego. Se essa relação inicial for de qualidade, a criança desenvolve um apego seguro e sente que pode se aventurar no mundo, pois tem autoconfiança suficiente para tal”.

Segundo a psicóloga, essa relação começa desde o nascimento. “Quando nascemos e choramos, logo alguém nos pega e atende a nossa necessidade inicial, nos limpando, nos vestindo e nos alimentando. Somos colocados sobre o peito de nossas mães, sentindo seu calor e os batimentos do seu coração. Essas experiências iniciais vão moldando a nossa capacidade de autorregulação”.

Por outro lado, o apego inseguro pode variar de evitante, ambivalente ou desorganizado, mas basicamente a criança sente que não pode confiar no seu cuidador, pois não tem suas necessidades físicas ou psicológicas atendidas de imediato. Elas aprendem também, que seu choro ou súplica, não têm efeito sobre o responsável por ela, e mais tarde, na vida adulta, não irão reagir diante de um desafio.

A psicoterapia na fase da gestação até os três anos do bebê é de grande importância, uma vez que irá trazer à consciência a história dos pais e seus modelos de apego. “Com isso, podemos orientar os pais a perpetuar o que foi bom na experiência deles e reconhecer o que foi ruim, para não repetir com seus filhos”, comenta Cintia.

**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade