O estresse e a ansiedade são fatores que interferem bastante no funcionamento do intestino, principalmente em fatos isolados. Por exemplo, quando alguém tem uma entrevista de emprego e no dia anterior começa a ir várias vezes ao banheiro e após o evento, essa situação passa. A mesma coisa com quem vai viajar de avião e fica ansioso, com cólicas, às vezes diarreia e depois da viagem, tudo volta ao normal.

De acordo com a coloproctologista do Gastro Medical Center, Juliana Stradiotto Steckert, isso ocorre porque quando o indivíduo fica nervoso ou ansioso, são liberados vários hormônios na corrente sanguínea como a adrenalina, noradrenalina e por estarem na corrente sanguínea, o intestino capta e responde distendendo muito com retenção de gases e causando diarreia ou constipação.

“Há tratamentos com medicações específicas, mas o principal é a mudança de rotina aliviando a tensão. Incluir terapias como atividade física, acupuntura entre outros que tragam prazer e liberem endorfina também são recomendadas”, destaca a médica.

Vale ressaltar que em alguns casos, quando o desconforto intestinal se torna rotina – dura mais de 15 dias, por exemplo, é importante a investigação. “A consulta médica com o coloproctologista para saber se há indicação para a colonoscopia é uma decisão importante porque períodos longos de diarreia podem indicar problemas mais sérios que merecem ser investigados”, conclui.

**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade