
É bastante comum pessoas que estão com algum desconforto gastrointestinal suspeitarem que estão com intolerância à lactose – dificuldade para digerir o açúcar do leite. Mas você sabia, que apesar de ser mais rara, também existe a intolerância à frutose?
O endocrinologista do Gastro Medical Center, João Carlos Gonçalves Júnior, explica que a intolerância à frutose é uma doença metabólica causada por uma falha no Glut-5, responsável por fazer com que o intestino absorva o açúcar, especialmente o encontrado nas frutas e no mel.
“Os principais sintomas são sensação de hipoglicemia, gases, distensão, borborigmos (ruídos intestinais), náuseas e desconforto abdominal que ocorrem após a ingestão de frutas, sucos, xaropes, mel, alguns legumes e produtos industrializados que contenham os adoçantes sacarose ou sorbitol”, esclarece o endocrinologista.
A nutricionista do Gastro Medical Center, Caroline Faé, ressalta que a sacarose (açúcar de mesa e da cana de açúcar) estão na lista das maiores fontes de frutose, e que algumas frutas concentram bastante frutose, como uva, maçã, pera e caqui. Os legumes que mais concentram o açúcar são milho, pepino, beterraba, cenoura e abóbora.
Caroline alerta para a importância da ajuda profissional tanto no diagnóstico como tratamento. “Ao perceber desconforto gastrointestinal persistente é recomendado consultar o médico para avaliação e realização de exames que confirmem ou não o diagnóstico. O tratamento geralmente consiste na redução da ingestão de frutose e neste caso o acompanhamento de um nutricionista também é recomendado”, acrescenta a nutricionista.
Tem dúvidas sobre o assunto? Converse com nossa equipe de atendimento que eles te encaminham para o profissional adequado.