
No dia 17 de julho é comemorado o Dia do Cirurgião Oncológico, e os cirurgiões do Gastro Medical Center, Eduardo Zanella e Rodrigo Baretta, escolheram a data para falar sobre uma boa notícia: a cirurgia robótica no tratamento contra tumores avançados.
Eduardo comenta que o procedimento é minimamente invasivo e bastante eficiente sendo o tratamento mais recente na oncologia. Em breve a cirurgia robótica deve ser realizada em Florianópolis.
“O cirurgião opera uma máquina com movimentos precisos e ergonômicos muito seguros e tem acesso a uma visão tridimensional com muito mais qualidade”, explica.
Rodrigo Baretta ressalta que a cirurgia robótica é uma técnica que assim como a laparoscopia, permite menos cortes e por ser menos invasiva, proporciona menor sangramento, menor tempo de internação, menos dor pós-operatória e recuperação mais rápida do paciente.
“Comparado à laparoscopia convencional, a robótica apresenta as vantagens de maior precisão dos movimentos pelo fato do robô simular todos os ângulos de movimentos das mãos, com movimentos mais delicados e sem tremores. Proporciona ainda menor trauma nos tecidos adjacentes aos órgãos que estão sendo operados”.
A cirurgia robótica apresenta maior facilidade para operar órgãos em espaço restrito como exemplo a pelve (reto, próstata, bexiga, útero e anexos) e tórax (esôfago, pulmão) e maior facilidade nas reconstruções de cirurgia do andar superior do abdômen (fígado, pâncreas, estômago).