Além do Julho Amarelo (de alerta às hepatites virais) que abordamos em outro post, o mês que se inicia também recebe a cor verde para chamar a atenção para o câncer de cabeça e pescoço, diagnosticados em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.

A infecção pelo papilomavírus (HPV) é um dos causadores de desenvolvimento do câncer de faringe e uma das formas de contágio por essa infecção é por meio da prática do sexo oral, em que um dos indivíduos está infectado. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, aproximadamente 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca.

Uma das principais dificuldades para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente e por isso a importância da campanha para ampliar a informação.

Além do HPV, fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas estão propensas a desenvolverem o câncer de cabeça e pescoço, cada vez mais comum em pessoas com menos de 45 anos.

Cabe lembrar que o HPV é muito mais diagnosticado nas regiões genitais porque igualmente, é transmitido quando há falta de proteção durante a relação sexual.

Neste Julho verde fica a orientação: mantenha seus exames em dia e previna-se!

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade