Inicia este mês a campanha Julho Amarelo, que tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais – inflamação que acomete o fígado e podem ser dos tipos A, B, C, D e E.  De acordo com o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, de 1999 a 2018, foram notificados 632.814 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. 

A transmissão pode ocorrer pelo sangue como por exemplo de mãe para filho no parto, compartilhamento de seringas, agulhas, materiais médicos, odontológicos, de manicure não esterilizados adequadamente ou reutilizados, relação sexual desprotegida, ou por meio do contágio fecal-oral que incluem água e alimentos contaminados.

Na maioria das vezes as infecções não têm sintomas e por isso é recomendado a realização de exame. Quando os sintomas aparecem geralmente são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Há tratamento para todos os tipos virais e quanto antes o diagnóstico, melhores os resultados. Se não tratada adequadamente, a hepatite pode evoluir para cirrose e complicações como hemorragias, infecções bacterianas, câncer e prejuízo a outros órgãos como rins e pulmões.

A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B, sendo que a do tipo B também protege contra a D. A hepatite C não tem vacina.

Veja as principais medidas de prevenção:

– Não compartilhar com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue (seringas, agulhas, alicates, escova de dente);

– Exigir materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem, salões com manicures e pedicures;

– Usar preservativos;

– Realização de pré-natal para gestantes

– Manter exames de rotina em dia.

Tem dúvidas ou alguns dos sintomas descritos? Chama nossa equipe no Whatsapp e agende o quanto antes sua consulta.


Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento
.
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade