
A intolerância à lactose é a dificuldade total ou parcial de digerir a lactose, que é o açúcar do leite. Ela ocorre porque a enzima lactase em algumas pessoas, ou por pré-disposição genética ou por alguma doença no trato intestinal, deixa de funcionar e agir.
Estima-se que 70% da população mundial tenha pré-disposição genética para o problema, mas quando afeta as crianças o assunto é mais delicado, tendo em vista que o leite é o principal alimento dos pequenos nos primeiros meses de vida.
A gastroenterologista pediátrica do Gastro Medical Center, Renata Leal, selecionou as principais perguntas sobre o assunto:
1 . Como saber se meu filho tem intolerância à lactose?
Os sintomas mais comuns são dor abdominal, diarreia, gases, náuseas, vômito, cólicas, barriga inchada, e em alguns casos, constipação. É importante que os pais observem a frequência destes sintomas e em caso de suspeita consulte o gastroenterologista pediátrico para avaliação.
2. Intolerância à lactose tem cura?
Pessoas com pré-disposição genética não têm cura, mas as pessoas que têm intolerância secundária por conta de alguma doença que acomete o trato intestinal como os celíacos, portadores de doenças inflamatórias intestinais, ao tratar o problema perdem os sintomas e a podem voltar a ingerir leite.
3. Como é o tratamento?
O tratamento consiste em não consumir lactose ou fazer uso da enzima lactase de acordo com orientação médica.
4. Intolerância à lactose é a mesma coisa que alergia ao leite de vaca (APLV)?
Não. A intolerância é quando ocorre a dificuldade em digerir a lactose, e a alergia quando ocorre uma reação alérgica à proteína do leite de vaca.
**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243