A infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) é a principal causa do câncer de colo de útero e do câncer anal. Uma das formas de prevenção é por meio de vacina que recentemente passou a ser disponibilizada pelo SUS para mulheres imunossuprimidas até 45 anos, tendo em vista que estas pacientes estão mais expostas às complicações decorrentes da infecção pelo vírus. 

“Estudos apontam que 90% dos diagnósticos de câncer na região anal são provocados pelo HPV. A ampliação da idade da vacinação para as mulheres é uma medida muito importante”, destaca a coloproctologista do Gastro Medical Center, Juliana Stradiotto Steckert.

Cabe destacar que mudanças no comportamento sexual da população, incluindo sexo oral e anal sem proteção, refletem no crescimento do câncer de ânus por meio do HPV.

“O HPV é um vírus altamente contagioso e a infecção pode ocorrer em um único contato direto com a pele ou mucosa infectada, mesmo que o portador não apresente sinal ou sintomas da doença, que se manifesta por verrugas na região genital e anal. A camisinha é muito importante e lembro que outras doenças sexualmente transmissíveis também têm redução significativa de sua transmissão por essa atenção que cada um tem que ter com seu corpo e saúde”, explica Juliana.

Tratamento do HPV

O tratamento do HPV é muito importante, pois as lesões podem se espalhar e crescer. De acordo com avaliação médica, podem ser indicadas medicações aplicadas localmente ou a eletrocauterização, que é feita em centro cirúrgico. 

Confira quem pode receber a vacina do HPV pelo SUS:

  • Meninas de 9 a 14 anos de idade;
  • Meninos de 11 a 14 anos;
  • Mulheres entre 9 a 45 anos e homens entre 9 e 26 anos nas seguintes condições: convivendo com HIV/Aids; pacientes oncológicos em quimioterapia e/ou radioterapia; transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea e mais recentemente, as mulheres imunosuprimidas.

A aplicação da vacina do HPV deve ser realizada em três doses com intervalos de até 6 meses. 

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade