Conhecido também como câncer de intestino, o câncer colorretal tem crescido no mundo todo principalmente devido a hábitos alimentares e estilo de vida inadequados.

De acordo com a coloproctologista do Gastro Medical Center, Juliana Stradiotto Stecker, a colonoscopia está entre os itens indispensáveis à prevenção. “O procedimento permite que sejam rastreados pólipos no intestino antes que virem malignos e se há lesões, podem ser encaminhadas para biópsia, o que auxilia o médico na melhor conduta para o paciente”, comenta.

A médica acrescenta que a prevenção ao câncer colorretal inclui a redução do consumo de carne vermelha e produtos processados, aumento do consumo de frutas, legumes e cereais e uma rotina de atividade física.

Colonoscopia

Como citado em outras oportunidades aqui nesse espaço, Juliana reforça que a colonoscopia deve ser realizada a partir dos 45 anos para pacientes que não têm histórico na família de tumor ou pólipo no intestino. “Se houver casos na família, o acompanhamento deve iniciar 10 anos antes da idade o qual o familiar apresentou o diagnóstico”, alerta, ao reforçar que o preconceito em relação ao exame precisa ser banido. “Caso o exame dê negativo, o que acontece na grande maioria dos resultados, o paciente tem que retornar 10 anos depois para novo exame. Caso dê positivo, ele tem chances de fazer um tratamento muito mais tranquilo e menos invasivo. O câncer tem cura e tratamento eficiente quando diagnosticado no início. Por isso, procure orientação médica se você está na faixa dos 45 anos ou tem casos de câncer na família”, conclui.

No Dia Nacional de Combate ao Câncer Colerretal, 27 de março, o Gastro Medical Center reforça a importância da prevenção deste câncer que é o segundo mais comum entre os brasileiros.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade