A colonoscopia é o exame mais eficiente para a prevenção do câncer de intestino. Vamos entender como é o procedimento?

Para a colonoscopia ser realizada é necessário deixar bem limpa a mucosa do intestino. Significa ter que fazer uma dieta mais restritiva na véspera e tomar laxante. Esse é um dos motivos para muita gente não realizar a colonoscopia, mas é um exame indispensável. O procedimento é realizado com anestesia, ou seja, é indolor.

O paciente é deitado do lado esquerdo e então é introduzido o colonoscópio pelo ânus. Ele é fino, do diâmetro do dedo mínimo. Com esse colonoscópio, o médico percorre e fotografa todas as partes do intestino grosso: reto, cólon, sigmoide, descendente, transverso, cólon direito e tenta entrar no final do íleo terminal (intestino fino). Se há pólipos nesse percurso, eles são retirados, antes de se tornarem malignos. Se há lesões, podem ser encaminhadas para biópsia.

O exame demora de 20 a 30 minutos e quando o paciente acorda da sedação, ele faz um lanche e é liberado para ir para casa. É necessário que ele vá embora sob a supervisão de um acompanhante e não pode dirigir.

A recomendação é que a colonoscopia deva ser realizada a partir dos 45 anos e quem tem caso de parente com câncer, o controle deve ser feito 10 anos antes que esse paciente teve o diagnóstico. “Por exemplo, se um tio teve câncer aos 40 anos, deve fazer sua primeira colonoscopia aos 30”, orienta a coloproctologista do Gastro Medical Center, Juliana Stradiotto Steckert. 

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade