Vários fatores podem causar constipação após uma cirurgia. Os principais são jejum prévio – sem ingestão de água e consumo de alimentos que dificultam o movimento das fezes no intestino, os medicamentos da anestesia, medicamentos para dor e a falta de atividade física.

“Nem todos os pacientes ficarão constipados, mas muitos manifestam este problema, especialmente quando estão internados. A falta de intimidade com o banheiro do hospital e até mesmo a ansiedade por conta do processo podem ser outros causadores da constipação”, comenta a coloproctologista do Gastro Medical Center em Florianópolis, Juliana Stradiotto Steckert.

E o que fazer para amenizar essa situação? A fisioterapia Vanessa Tiscoski explica que a fisioterapia tem recursos específicos que podem auxiliar no funcionamento do intestino como mobilização do abdômen e técnicas para alívio dos sintomas.

“A paciente deve caminhar e seguir os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta, obedecer ao reflexo para evacuar, ingerir bastante líquido e comer frutas e verduras”, orienta.

É recomendado não exagerar nas fibras como granolas e produtos integrais. A ingestão de oleaginosas, abacate e óleos de boa qualidade ajudam muito. “É importante sempre conversar com o médico e o fisioterapeuta e seguir as orientações recomendadas”, conclui Vanessa.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade