O Novembro Azul, além do alerta ao Diabetes, chama a atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros.

A oncologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Patrícia Mendes Arent, lembra que os dois principais fatores de risco do câncer de próstata são a idade – as probabilidades são maiores após os 50 anos, e o histórico familiar – homens que têm familiares de primeiro grau que tiveram a doença antes dos 60 anos.

“Como as fases iniciais praticamente não apresentam sintomas, a maneira mais eficaz de prevenção é procurar o urologista a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, para realização de exames que rastreiam a doença”, orienta.

Os principais exames realizados são o toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. São eles: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e – presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

“Quanto antes identificada a doença, maiores as chances de cura. O diagnóstico precoce ocorre principalmente pela realização dos exames e por isso é importante que os homens esclareçam suas dúvidas com o médico e quebrem preconceitos”, alerta a oncologista.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade