No Dia Nacional de Prevenção ao Câncer, 27 de novembro, o cirurgião oncológico do Gastro Médico Center, Eduardo Zanella Cordeiro, comenta sobre o assunto

De um passado de tratamentos bastante agressivos e mutiladores, a oncologia vem avançando para cirurgias preservadoras, menos invasivas e com ótimos resultados. NoDia Nacional de Prevenção ao Câncer, 27 de novembro, o cirurgião oncológico do Gastro Medical Center, Eduardo Zanella Cordeiro, apresenta alguns dos principais procedimentos que evoluíram nos últimos anos e ressalta.

“Os avanços da medicina são significativos e nos induzem a melhorarmos nossa forma de atuação com os pacientes. Lembro, no entanto, que a prevenção do câncer por meio de hábitos de vida saudáveis longe do tabagismo e do estresse, com alimentação balanceada, prática regular de atividade física e exames preventivos é primordial”, afirma o médico.

Eduardo Zanlla conta que um grande avanço tecnologícos para a medicina é  a  cirurgia laparoscópica, realizada por meio de pequenas incisões abdominais e que permite um menor trauma cirurgico, reduz a dor e compliacões pos operatórias, e contribui para uma volta mais rápidas as atividades laborais do paciente. “É uma técnica utilizada para o tratamento de tumores do trato digestivo, ginecológico e urológico. A introdução da cirurgia robótica também vem ocorrendo, sendo realidade para o tratamento de algumas patologias”, comenta.

Eduardo explica que pacientes com mestáteses, sabidamente de pior prognóstico, e anteriormente considerados e tratados como paliativos, tiveram sua realidade mudada para melhor em algumas situações. Metástases hepáticas de câncer colorretal, passaram a ser operadas, e quando ressecadas completamente, foram passíveis de cura em percentual significativo. O conceito de cirurgias preservadoras de parenquima, permitindo futuras novas ressecções, quando necessárias, foi outro grande avanço nessa área.

Para os tumores de partes moles, como os sarcomas, a realização de tratamentos multimodais, associando quimioterapia e radioterapia, foi capaz de aumentar muito a taxa de preservação de órgãos (muitos pacientes eram amputados), e sem prejuízo nas taxas de sobrevida.

No câncer de mama, a evolução foi de cirurgias ultra radicais, quando a mastectomia envolvia a ressecção dos músculos peitorais e os três níveis de linfonodos axilares, para cirurgias conservadoras, biopsia do linfonodo sentinela e o conceito moderno de cirurgia oncoplastica da mama.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade