O dia 14 de novembro chama a atenção mundial para a prevenção da diabetes, doença considerada o terceiro maior fator de risco para o coração e que pode desencadear o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), e desta forma, causar a morte ou deixar sequelas. A diabetes também pode provocar insuficiência renal, cegueira e outros problemas.

“Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil é o quarto país com o maior número de casos, o que reforça a importância de informar a população sobre esta doença silenciosa, que pode ser controlada e evitar danos ao paciente”, alerta o endocrinologista do Gastro Medical Center, João Carlos Gonçalves Júnior.

Os diabéticos precisam de uma alimentação equilibrada, com horários estabelecidos e fazer acompanhamento com o médico. É importante ingerir alimentos saudáveis e evitar frituras e açúcares. Hábitos de vida saudáveis também são orientações de prevenção.

De maneira geral, os sintomas mais comuns são sede, perda de peso, fome, cansaço, grande vontade de urinar, dificuldade para cicatrização, visão embaçada e falta de concentração. Ao perceber algum deles, procure um médico Endocrinologista.

A diabetes pode ser:

Tipo 1 – concentra entre 5 e 10% do total de pessoas e ocorre quando o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta e em decorrência disso, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo.

Tipo 2 – aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2.

Gestacional – surge durante a gravidez e a mulher fica com uma quantidade maior que o normal de açúcar no sangue.

Curiosidade: O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul e representa a união, sendo também um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações é também a cor da bandeira das Nações Unidas, que institui a data e o símbolo em 2007.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade