Muita gente está de olho no corpo ideal para o verão e começa a recorrer a procedimentos que auxiliam no emagrecimento. O Balão Intragástrico é uma das opções e podem auxiliar a perder até 15% do peso influenciando diretamente na estética e na saúde do paciente.

O cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Silvio Feiber Filho, explica que o procedimento realizado por meio da endoscopia é seguro. O balão colocado no estômago irá ocupar um espaço que antes era da comida e fará com que o paciente tenha sensação de saciedade, coma menos e emagreça.

“É uma alternativa para quem que não têm indicação para a cirurgia bariátrica, por exemplo, e tentaram perder peso de diversas maneiras. Recorreram a nutricionistas, preparadores físicos, psicólogos, mas mesmo assim, não conseguiram”, comenta Sílvio que ressalta que é necessário Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 27 para poder realizar o procedimento. “A consulta médica é o primeiro passo para indicar a conduta e indicação para cada caso”, acrescenta.

Segundo o médico, podem ser utilizados balões com durabilidade de seis meses não ajustável e o de um ano ajustável, sendo que o que possibilita ajustes tem resultados mais satisfatórios. “Depois de um certo tempo, o organismo se adapta e a pessoa reduz o ritmo de emagrecimento. No caso do balão ajustável, fazemos nova endoscopia e enchemos o balão novamente”, explica.

Sílvio alerta que nas primeiras 72 horas o paciente pode sentir enjoos, náuseas e cólicas, pois o organismo identifica o balão como um corpo estranho e quer expulsá-lo, mas que há o acompanhamento médico duramente este processo.

Outro destaque é para as mudanças de hábitos alimentares e de vida. “A manutenção do resultado irá depender da forma como o paciente irá se comportar. A experiência mostra que muitas vezes com os resultados positivos, após a colocação do balão, as pessoas se motivam e começam a praticar atividades físicas e cuidar da alimentação, uma combinação perfeita. Além disso, o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar incluindo nutricionista e psicóloga é indispensável”, conclui.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade