O terceiro sábado de outubro é o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, provocada pela bactéria Treponema Pallidum, e que além de boca e órgão genitais, pode afetar o ânus por meio do sexo anal sem camisinha.

O primeiro sintoma da sífilis anorretal é uma ferida que não sangra, não dói e nem coça, que aparece no ânus entre 10 e 90 dias após o contato direto com outra pessoa infectada pela doença.

“Se não tratada a ferida desaparece espontaneamente, mas isso não significa cura. Após algumas semanas, meses ou anos ela retorna nas suas formas secundária, latente, ou terciária, que são mais graves. Por isso é importante que ao identificar qualquer anormalidade no ânus o médico seja consultado”, afirma a coloproctoctologista do Gastro Medical Center, Juliana Stradiotto Steckert.

A médica explica que a sífilis tem cura e o tratamento é realizado com antibiótico, mas que o ideal é sempre a prevenção com o uso correto da camisinha masculina e/ou feminina. O acompanhamento das gestantes durante o pré-natal também é importante para o controle da sífilis congênita, quando a doença é transmitida da mãe para o filho.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade