No Dia Mundial de Prevenção da Obesidade, 11 de outubro, o endocrinologista do Gastro Medical Center, João Carlos Gonçalves Junior, reforça a importância da alimentação balanceada e prática regular de atividade física para uma vida saudável e longe da obesidade. 

“O excesso de peso pode contribuir com o aparecimento de outras doenças como as cardiovasculares, diabetes, e alguns tipos de câncer e precisa ser tratado com atenção. Em muitos casos, além do estilo de vida é necessário avaliar questões biológicas e o endocrinologista poderá auxiliar”, explica João.

Veja algumas dicas de alimentação aliadas na prevenção da obesidade

1. Menos processados: opte por alimentos obtidos diretamente de plantas ou de animais ou então, aqueles que foram submetidos a processos que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.

2. Poucos alimentos de origem animal: estes alimentos são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas que necessitamos, mas não contém fibras e podem acrescentar elevada quantidade de calorias por grama e teor excessivo de gorduras não saudáveis, as conhecidas gorduras saturadas.

3. Óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades: produtos como óleos (de soja, milho ou de oliva), banha de porco, gordura de côco, açúcar (refinado, mascavo ou demerara) e sal de cozinha (refinado ou grosso) devem ser utilizados em pequenas quantidades, pois além de favorecer o ganho de peso, aumentam o risco de doenças do coração (sódio e gorduras), de cáries e diabetes (açúcar).

4. Desenvolva habilidades culinárias: o processo de cozinhar implica em preparações baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados. Por isso a importância de desenvolver habilidades culinárias, para alimentar-se daquilo que é mais saudável. Envolva as crianças no processo para elas começarem a compreender o que é melhor para a saúde delas.

5 – Evite ambientes desfavoráveis:comer em frente à televisão ou computador, sem atenção e de maneira rápida são comportamentos que podem levar a um consumo exagerado de alimentos e facilitar o ganho de peso.

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