A médica coloproctologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, assina artigo publicado nesse 30 de setembro de 2020, no jornal Notícias do Dia, sobre a campanha Setembro Verde.

Setembro Verde: A prevenção é o melhor caminho!

Juliana Stradiotto Steckert – coloproctologista

Chegamos ao fim de mais uma campanha Setembro Verde que tem o objetivo de alertar à população sobre a prevenção do câncer colorretal – também conhecido como câncer de intestino. A neoplasia é a terceira mais frequente entre os homens, e a segunda entre as mulheres.

Entre as formas de prevenção está a realização da colonoscopia, exame indolor capaz de diagnosticar pólipos no intestino antes que se tornem malignos. É recomendado que pessoas que têm mais de 45 anos façam a colonoscopia e quando há casos de câncer na família, o paciente deve procurar orientação médica o quanto antes.

Recentemente a morte do ator e diretor Chadwick Boseman, que interpretou o Pantera Negra, filme de grande repercussão nos cinemas, trouxe à tona a importância da prevenção ao câncer colorretal. Lutando contra a doença há quatro anos, o artista não resistiu.

A morte de Chadwick, com diagnóstico da doença aos 39, faz um alerta aos estudos sobre a prevenção ao câncer de intestino. Casos em pacientes com menos de 40 anos têm aumentado e o diagnóstico e perda de uma personalidade gera grande repercussão também no meio científico. Temos que estar atentos.

Tendo em vista que o intestino é um órgão intimamente ligado à alimentação, a atenção ao que ingerimos é muito importante para a prevenção ao câncer colorretal. Ingestão de produtos processados e industrializados, pobre em fibras, a obesidade, o sedentarismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o cigarro, são grandes inimigos do nosso corpo e gatilhos importantes para desencadear diversas doenças, incluindo o câncer de intestino.

Manter uma rotina de vida saudável que incluir alimentação equilibrada e prática de atividade física, são fatores alinhados à prevenção ao câncer colorretal.

É possível sim evitar o câncer de intestino. E se mantivermos uma vida positivamente ativa e equilibrada, evitaremos também o desenvolvimento de outras doenças que impactam significativamente no corpo humano. A vida é feita de escolhas, então, escolha fazer o melhor por você! A prevenção é o melhor caminho!

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade