Chegamos quase ao final da campanha Setembro Verde e chegou a vez de falarmos sobre os sintomas do câncer colorretal, os exames e tratamentos.

Sangue nas fezes é o principal sinal de alerta para o câncer colorretal. Outros sintomas como alterações no hábito intestinal (diarreia, intensa vontade de evacuar ou intestino lento), cólicas ou dores abdominais, dor na região anal, fraqueza, quadros de anemia e emagrecimento intenso não podem ser descartados.

Ao sentir qualquer um desses sintomas, a recomendação é marcar uma consulta com um médico coloproctologista para investigar o caso e fazer o diagnóstico adequado.

Precoce

Em 90% dos casos, o câncer colorretal se origina a partir de um pólipo benigno, que ao longo dos anos sofre uma evolução se tornando um tumor. A melhor forma de identificar esse pólipo é por meio da colonoscopia.

O exame permite que, por um aparelho flexível introduzido no ânus, seja possível visualizar o cólon e o reto do paciente para identificar lesões e realizar coleta para biópsia. O paciente é anestesiado e precisa passar por um preparo para realizar o exame que dura em torno meia hora.

As rotinas de uma vida saudável, com prática de atividade física, alimentação equilibrada e fuga de rotina estressante, são fundamentais para prevenir o câncer de intestino.

Tratamento

O diagnóstico precoce é importante tendo em vista que sendo descoberto a tempo, o câncer colorretal pode ser tratado. Os tratamentos são cada vez mais modernos, com medicações eficientes de acordo com o diagnóstico de cada paciente. Conforme a situação, o paciente pode ser submetido a cirurgia e nos casos mais graves, a radioterapia e quimioterapia.

“O importante é o paciente buscar orientação médica a partir dos 45 anos. Se tiver caso de câncer na família, deve procurar orientação o mais cedo possível. Reduzir os casos de câncer colorretal e tirá-lo do topo da lista do câncer que mais acomete os brasileiros é responsabilidade de todos nós. Cuide-se!”, afirma a coloproctologista do Gastro Medical Center em Florianópolis, Juliana Stradiotto Steckert. 

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade