A morte do ator e diretor Chadwick Boseman, que interpretou o Pantera Negra, filme de grande repercussão nos cinemas, trouxe à tona a importância da prevenção ao câncer colorretal. Lutando contra a doença há quatro anos, o artista perdeu a vida aos 43 anos.

Em 2016, Chadwick foi diagnosticado com o câncer de cólon em estágio 3, etapa considerada grave e caracterizada pela disseminação do tumor para os linfonodos, que são os responsáveis por dar respostas imunológicas para combater infecções no sistema linfático. Mesmo doente, o artista continuou trabalhando e intercalando gravações com os períodos em que não estava se recuperando de cirurgia ou das sessões de quimioterapia.

A campanha Setembro Verde trata sobre o alerta à prevenção ao câncer de intestino. É recomendado que pessoas que têm mais de 45 anos façam a colonoscopia como forma de iniciar a prevenção à doença. Se há casos de câncer na família, o paciente deve procurar orientação médica o quanto antes.

“A morte do artista, com diagnóstico da doença aos 39, faz um alerta aos estudos sobre a prevenção ao câncer de intestino. Casos em pacientes com menos de 40 anos têm aumentado e o diagnóstico e perda de um artista gera grande repercussão também no meio científico. Temos que estar atentos”, destaca a médica coloproctologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Juliana Stradiotto Steckert.

A Aliança de Câncer Colorretal, ONG focada em testes e tratamento da doença, divulgou dados sobre o câncer de intestino, coletados pela Sociedade Americana do Câncer. Este é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres negros – um a cada 41 homem negro é diagnosticado com câncer colorretal durante a vida e a taxa de morte pela doença é 47% mais alta em homens negros e 34% mais alta para mulheres negras.

Durante o mês de setembro vamos continuar falando sobre o câncer colorretal. Lamentamos a morte do talentoso ator, mas lembramos que esse episódio reforça a importância da prevenção e das pessoas manterem-se bem informadas sobre sua saúde. 

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade