
O vírus papiloma humano (HPV) é o principal causador dos casos de câncer anal, doença que atinge o canal e as bordas externas do ânus.
“Mudanças no comportamento sexual da população, incluindo sexo oral e anal sem proteção tem refletido no crescimento do câncer de ânus por meio do HPV. O vírus é altamente contagioso e a infecção é possível em um único contato direto com a pele ou mucosa infectada. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, acabam transmitindo a doença sem saber”, explica a coloproctologista do Gastro Medical Center, Juliana Stradiotto Steckert.
Os sintomas mais comuns do câncer anal são sangramento, coceira, nódulo ou massa no ânus, dor na região, alteração do diâmetro das fezes, descarga anormal no ânus e aumento de tamanho dos gânglios linfáticos na área do ânus ou virilha.
“É necessário ficar alerta aos sintomas do câncer anal e não deixar de procurar um médico, pois como os demais tumores, quanto antes o diagnóstico, maiores probabilidades de tratamento. Dependendo do estágio da doença pode ser recomendado quimioterapia e radioterapia ou intervenção cirúrgica”.
Mais sobre o HPV
As formas de prevenção são o uso da camisinha e a vacinação que é disponibilizada gratuitamente pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos.
Homens e mulheres com o vírus HIV e que tenham entre 9 e 26 anos também podem realizar a vacina pelo SUS, assim como portadores de câncer que realizem quimioterapia ou radioterapia e pacientes transplantados – nestes casos, sem restrição de idade.
**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243