A incidência e a mortalidade mundial por câncer não para de crescer. A estimativa para o Brasil é de 625 mil novos casos anuais de 2020 a 2022.

Preocupante tanto quanto o aumento do câncer, é a queda de diagnóstico e tratamento da doença, impactadas pela pandemia do Coronavírus. Com a determinação de isolamento social e restrição de acesso aos serviços de saúde, estima-se que ocorreu diminuição de 50% no diagnóstico desde o início da pandemia e até 70% dos casos tiveram seus tratamentos suspensos ou atrasados.

O cirurgião oncológico do Gastro Medical Center, Rodrigo Baretta, lembra que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica propôs a criação de hospitais com vias livres de Covid-19 para que os atendimentos oncológicos não deixassem de ser realizados. Com o avanço da pandemia e dificuldade de operacionalização, esse modelo não pode ser amplamente utilizado.

O médico alerta que “o câncer é uma doença tempo sensível. Alguns tipos de tumores são mais agressivos e devem ter seu tratamento priorizado. Da mesma forma alguns tipos são menos agressivos e podem ter seu tratamento postergado, desde que orientado pelo médico”, orienta.

Rodrigo ressalta que é importante que as pessoas mantenham os programas de rastreamento e detecção precoce do câncer para minimizar os efeitos de um eventual diagnóstico tardio que pode comprometer o tratamento e a cura.

“As pessoas que têm o diagnóstico confirmado devem conversar com seu cirurgião oncológico para otimizar o tratamento conforme a situação epidemiológica de sua região. Não deixe para depois. Ainda que não saibamos muito sobre o Coronavírus, sabemos muito sobre o câncer e também, que as duas doenças juntas podem piorar o quadro do paciente”, alerta. 

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade