
O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, 28 de julho, integra o calendário de atividades do Julho Amarelo, campanha de conscientização sobre as hepatites virais. A doença infecciosa que afeta o fígado é dividida nos tipos A, B,C, D e E, sendo no Brasil as mais comuns transmitidas pelos vírus A, B e C e 70% das mortes decorrentes da hepatite C.
Por ser muitas vezes uma doença silenciosa, milhões de pessoas são portadoras do vírus, mas não sabem, o que pode fazer com que a enfermidade evolua e cause danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso a orientação é manter uma rotina de consulta médica e fazer os exames de rotina que detectam a doença.
Outra forma de prevenção é evitar contato com sangue contaminado, sexo desprotegido e compartilhamento de objetos cortantes. Para as hepatites do tipo A e B a vacinação é mais uma alternativa.
Os sintomas geralmente são febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura (cor de café), icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro). Quando eles aparecem, geralmente a doença está em estágio avançado e por isso o reforço para manter consultas regulares ao médico e atenção para o calendário vacinal.
**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243