O Dia do Cirurgião Oncológico é celebrado no dia 17 de julho, pois nesta data, em 2017, a especialidade foi reconhecida. Para se tornar um cirurgião oncológico são necessários 11 anos de formação, sendo os três últimos voltados especificamente para o estudo do câncer – o grande diferencial destes cirurgiões.

“Por conhecer profundamente a biologia e mecanismo de patogênese dos cânceres, o cirurgião oncológico consegue reconhecer e compreender a biologia tumoral de cada neoplasia, e com isso indicar qual o melhor tratamento, o melhor momento de realizar a cirurgia, a sua extensão, e até mesmo a sua necessidade”, ressalta o cirurgião oncológico do Gastro Medical Center, Eduardo Zanella Cordeiro.

Atuar dentro de uma equipe multidisciplinar e coordenar os tratamentos complementares como quimioterapia e radioterapia, com a cirurgia, é uma das outras capacidades do cirurgião oncológico. Além disso, como este profissional estuda estatísticas, ele consegue aplicar aos seus pacientes o conceito de medicina baseada em evidências – quando uma medida só é tomada em casos em que se espera concretamente obter resultados positivos, mas por outro lado consegue individualizar e pormenorizar situações raras e delicadas, decidindo pelo melhor para o paciente.

“O cirurgião oncológico tem uma técnica apurada que respeita os preceitos oncológicos da cirurgia. É capacitado para indicar biópsia e orientar qual a melhor maneira de realizá-la. Retira os tumores em bloco e inteiros, e nunca fragmentados. Opera sempre em busca da ressecção completa de um tumor e garante a margem de segurança, com tecido sadio e livre de doença. Executa linfadenectomias sempre que indicadas, removendo a drenagem linfática do tumor. Realiza as mais complexas ressecções, de tumores invasivos, volumosos, muitas vezes acometendo outros órgãos, o que pode requerer ressecções multiviscerais. Também e capaz de após a ressecção, promover a restauração funcional e estética e trazer qualidade de vida aos pacientes”, destaca Eduardo.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade