Os tratamentos contra o câncer podem trazer diversos efeitos colaterais, dependendo de cada paciente, como náuseas, intestino preso, diarreia e ressecamento na boca. A alimentação pode colaborar para reduzir esses sintomas. Veja algumas dicas:

Náuseas e vômitos: Prefira alimentos gelados ou em temperatura ambiente. Faça pequenas refeições em intervalos menores de tempo. Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Beba sucos ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não estiver com feridas na boca) nos intervalos das refeições. Faça suas refeições em lugares bem arejados.

Diarreia: Consuma líquidos em abundância, procure ingerir alimentos como batatas, aipim, arroz, farinhas, torradas, biscoito água e sal ou de maisena e carnes grelhadas. Prefira sucos de frutas coados e consuma as frutas banana-maçã, maçã e pera sem casca, goiaba sem casca e semente.

Intestino preso: consuma líquidos em abundância; prefira frutas laxativas como ameixa, laranja, mamão, abacate, ameixa seca; consuma preferencialmente hortaliças cruas (legumes e verduras).

Boca seca: Prepare as refeições com caldos ou molhos. Se não houver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas, picolés ou gelo e mastigue chicletes (de preferência sabor menta), que podem ajudar a produzir mais saliva. Beba bastante líquidos.

Ferida na boca: Consuma alimentos macios e pastosos; prefira alimentos gelados ou à temperatura ambiente. Se necessário, utilize alimentos líquidos ou liquidificados.

Dor para engolir: Prepare sua refeição na consistência que for mais bem tolerada, que ofereça menor dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda, pastosa ou líquida (conforme avaliação da fonoaudióloga). Tomar pequenos goles de água ou suco durante as refeições podem ajudar a engolir.

Vale ressaltar que é importante o acompanhamento de um nutricionista que poderá orientar uma dieta adequada de acordo com a necessidade de cada paciente. Lembre-se que esse é um conteúdo educativo e todas as dúvidas devem ser sanadas com o seu médico.

Fonte: ICESP

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade