O fecaloma é uma grande massa de fezes empedrada e endurecida que pode ficar acumulada no reto ou no final do intestino. Os principais sintomas do problema, além da impossibilidade de expulsar as fezes são abdômen distendido, cólicas abdominais, sangue na evacuação e fezes eliminadas em forma de pequenas bolas duras.

Pessoas idosas, nas quais o peristaltismo intestinal tende a ser mais deficiente, estão mais sujeitas a terem o problema. Pouca ingestão de líquido, dieta pobre em fibras e rica em carboidratos e carnes, falta de atividade física, uso de fármacos que induzem à constipação e a gravidez, são outras situações que podem causar o fecaloma.

O tratamento deve ser orientado pelo médico coloproctologista e consiste na remoção das fezes ressacadas por meio de lavagens, uso de laxantes ou supositórios. Em alguns casos é necessária a remoção de forma manual pelo médico.

A orientação é que o fecaloma seja tratado assim que identificado para evitar outras complicações, como fissuras anais, hemorroidas e prolapso retal. Para evitar que o fecaloma se transforme em um problema rotineiro, a orientação é que o paciente, conjunto com seu médico, busque orientação nutricional adequada e mantenha uma rotina de controle de sua saúde.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade