
O tão temido câncer de estômago, seja pela sua agressividade ou números alarmantes como os mais de 20 mil casos diagnosticados no Brasil em 2018, pode realmente estar relacionado a alguns hábitos alimentares comprovados cientificamente.
De acordo com o gastroenterologista e endoscopista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Nelson Silveira Cathcart Junior, dietas ricas em frituras, carne processada, álcool, com baixo teor de vegetais, frutas, leite e vitamina A, foram associadas a um risco aumentado de carcinoma gástrico em vários estudos epidemiológicos.
Outros trabalhos científicos sugerem que o risco de câncer gástrico cresce com uma alta ingestão de sal e vários alimentos tradicionais conservados em sal, como peixe salgado, carne curada, e legumes.
“Os seres humanos são expostos a compostos N-nitroso, diretamente relacionados ao câncer, em suas dietas, fumaça de tabaco e outras fontes ambientais. Há evidências suficientes no desenvolvimento da carcinogênese do consumo de carne processada”, acrescenta Nelson.
O médico explica que as carnes processadas como linguiça, bacon, presunto, carne seca, carne enlatada e outras carnes defumadas e fermentadas foram classificadas como cancerígenas do grupo 1, colocando esses alimentos na mesma categoria de risco para câncer como amianto, cigarro e álcool (embora o risco seja menor quando comparada a estes fatores).
“O ideal é se prevenir tendo hábitos saudáveis e realizar o exame de endoscopia quando bem indicado pelo médico”, orienta.
**************************
Gastro Medical Center
Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br
Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.
Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243