Problemas de hemorroidas são bastante comuns entre os brasileiros e seu principal sintoma é o sangramento no ânus. No entanto, a presença de sangue na região ou nas fezes pode indicar outras doenças mais graves e por isso não deve ser ignorada.

“Muitas vezes por vergonha ou acharem que é uma simples fissura no ânus ou hemorroida as pessoas deixam de procurar o médico e acabam tardiamente descobrindo um câncer colorretal em estado avançado. É importante ter a consciência que ao identificar a presença de sangue contínua um especialista deve ser consultado para avaliação”, explica o coloproctologista Alvaro Steckert Filho, do Gastro Medical Center, em Florianópolis.

O câncer colorretal é o terceiro tipo de neoplasia mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres. Uma das formas de prevenção é buscar manter uma alimentação saudável, rica em fibras, frutas e vegetais e com pouco consumo de carnes vermelhas e processadas. O exame de colonoscopia também é recomendado, pois pode identificar os pólipos antes de evoluir para um tumor maligno.

O câncer anal é raro e representa de 1 a 2% de todos os tumores colorretais. Ele pode ser prevenido com a utilização de preservativos, tendo em vista que uma das formas da doença se desencadear é pelo Papilomavírus Humano (HPV) e pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que são sexualmente transmissíveis.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade