A campanha de prevenção ao câncer colorretal, realizada no mês de março, reforça a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis e a realização da colonoscopia a partir dos 45 anos como forma de diagnosticar a doença a tempo de um tratamento adequado. No entanto, muitas vezes o câncer metastático se desenvolve, sendo possível em vários casos bons resultados com tratamento especializado.

De acordo com o cirurgião oncológico do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Eduardo Zanella Cordeiro, muitas vezes um quarto dos pacientes com câncer colorretal terão metástases hepáticas ao diagnóstico, e até 50% desenvolverão em alguma fase da evolução de sua doença.

“O que a população não sabe, é que a oncologia progrediu muito nesta área, e mesmo na presença de metástases para fígado e pulmão, há tratamento e possibilidade de cura em alguns casos, com estatísticas mostrando sobrevida maior que 40% em cinco anos para casos tratados com cirurgia”, diz o médico.

Eduardo explica que a presença de metástases peritoneais, que até pouco tempo selavam o prognóstico de pacientes a tratamentos paliativos e suportivos, hoje tem tratamento com abordagem multidisciplinar, envolvendo cirurgia citorredutora com ou sem quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC) combinados ao tratamento sistêmico.

“É fundamental que o paciente procure profissionais qualificados e especializados, que entendam da patogênese e o comportamento da doença, e consequentemente saibam indicar qual o melhor tratamento para cada fase da neoplasia, respeitando as individualidades de cada tipo de tumor e tipo de paciente”, orienta.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade