Diabetes e doenças cardiopulmonares são os principais fatores que se tem conhecimento até o momento, que agravam a Covid-19, doença causada pelo Coronavírus. Os pacientes mais vulneráveis são aqueles que apresentam longa história de diabetes, mau controle, têm complicações e doenças concomitantes e especialmente os idosos (maiores de 60 anos), independentemente do tipo de diabetes.

O endocrinologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, João Carlos Gonçalves Júnior, orienta que os pacientes mantenham o controle glicêmico, usem os medicamentos corretamente e em caso de dúvidas acionem seu médico.

“É importante seguir corretamente as recomendações médicas tanto para prevenir complicações pelo Coronavírus como do próprio diabetes. Estamos em um momento delicado e é preciso comprometimento do paciente, inclusive seguindo as orientações das autoridades de saúde para não contágio do vírus que incluem evitar aglomeração, lavar sempre as mãos, não compartilhar objetos pessoais e permanecer em casa”, orienta.

Importante ressaltar que a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) não recomenda a compra para estoque de insumos para diabetes como insulinas, canetas, cateteres ou cânulas de bomba, pois pode faltar materiais para alguns pacientes. “Se todos saírem para fazer estoque de medicamentos e insumos, outros pacientes podem ficar sem. Vale também para as pessoas que estão fazendo estoque de alimentos em casa. Calma, serenidade e solidariedade”, encerra.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade