Psicóloga do Gastro Medical Center, Cintia Salum, fala sobre o assunto.

Em tempos de pandemia, as pessoas em geral entram em pânico e acabam perdendo o controle de suas emoções. Para que isso não aconteça, neste momento em que o mundo enfrenta o Coronavírus, a psicóloga do Gastro Medical Center, em Florianópolis, Cintia Salum, ressalta que a primeira medida é a informação sobre o problema em questão.

 “É preciso encontrar o equilíbrio para que essa situação possa ser vista com mais clareza. Informe-se com os órgãos oficiais e evite notícias falsas. É uma situação nova e inesperada para todos nós. Em tempos de quarentena encontre tarefas com sua família que podem ser prazerosas e de aproximação e crescimento”, comenta.

De acordo com Cintia, é importante que as pessoas não fiquem o tempo todo se expondo às informações da imprensa, pois em muitos casos há uma tendência a catastrofizar, aumentando dessa forma o nível de estresse.

“E quando você fica realmente apavorado, seu cérebro desliga temporariamente a parte que raciocina e prepara seu corpo para lutar ou fugir. Nessa hora são liberados hormônios como o cortisol e adrenalina, elevando a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue, desestabilizando seu humor e também afetando o sono”, explica a psicóloga.

Cintia acrescenta que ao mesmo tempo o estresse pode ser positivo, quando o percebemos como uma coisa boa, ou seja, quando depositamos um pensamento positivo sobre um estímulo externo. Nesse caso, o estresse pode ser até motivador.

 “Além desses hormônios citados, o corpo também libera ocitocina, mais conhecido como o hormônio do amor. Ele é essencial para as relações humanas e está associado com sensações de prazer e o bem-estar que o ser humano sente quando está se relacionando com outro. Portanto é muito importante que você utilize esse momento de crise, dando a ele um novo significado, utilizando sua criatividade e dirigindo seu pensamento no sentido de ajudar ao próximo, compartilhando ideias interessantes, conhecimentos e também acolhimento, criando assim uma rede de solidariedade”.

Outra medida fundamental é que os cuidados devem ser tomados conforme orientação das equipes de saúde que estão à frente no combate à disseminação do vírus. “Obedecer ao que foi determinado é muito importante, pois além de preservar nossa saúde, evita que pessoas do grupo de risco sejam contaminadas”.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade