Instituído por lei federal em 2019, o mês de março assume o compromisso da campanha de Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto. “A prevenção e o diagnóstico precoce ainda são uma solução efetiva para a doença. É muito positivo podermos falar sobre esse tema durante um mês inteiro. A prevenção contribui para uma significativa diminuição na incidência e na mortalidade”, destaca a médica coloproctologista do Gastro Medical Center, Juliana Stradiotto Steckert, de Florianópolis.

Os sintomas mais comuns do câncer colorretal são alteração do ritmo intestinal, dores abdominais, presença de sangue nas fezes e dor ao evacuar. A fase inicial da doença costuma ser assintomática. Por esse motivo, os exames de rotina, como a colonoscopia, são fundamentais para a detecção precoce da doença.

O câncer de cólon e reto é uma doença associada a fatores genéticos, ambientais e relacionados ao estilo de vida. Os fatores de risco incluem o consumo de bebidas alcoólicas, a baixa ingestão de frutas e vegetais, o alto consumo de carnes vermelhas e de alimentos processados, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.

Também conhecido como câncer colorretal, é o terceiro mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer estima cerca de 17 mil casos novos em homens e 18 mil em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019.

Nos próximos dias vamos falar mais sobre esse assunto por aqui. Acompanhe!

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade