Férias escolares, e é comum que a os pais saiam da rotina e abram mais espaço para os doces, refrigerantes e fast foods como forma de agradar as crianças. No entanto, este período de maior convívio em família, também pode ser aproveitado para iniciar novos hábitos contra a obesidade infantil e focar na saúde.

“A obesidade infantil é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo e deve ser prevenido desde os primeiros meses de gestação. Quando não tratada, a obesidade infantil tende a acompanhar a criança na vida adulta desenvolvendo problemas como hipertensão, diabetes, colesterol, gordura no fígado, entre outros”, alerta o endocrinologista do Gastro Medical Center, em Florianópolis, João Carlos Gonçalves Junior.

No Brasil, 13% dos meninos e 10% das meninas de 5 a 19 anos sofrem com obesidade ou sobrepeso. A má alimentação e falta de atividade física são os principais desencadeadores da doença, que também pode estar associada a fatores endocrinológicos e genéticos.

“Importante ressaltar que a atividade física precisa ser prazerosa e pode ser dar por meio de brincadeiras. Deixe que seu filho escolha o que mais lhe agrade e o incentive, aliando com uma boa alimentação”, comenta João Carlos.

Confira algumas dicas para driblar a obesidade infantil nesses dias quentes de verão:

1.    Resgate as atividades ao ar livre. Tire a criança da frente da tela. Brinque na rua, estimule ela a andar de bicicleta e a jogar bola, por exemplo.

2.    Estimule brincadeiras coletivas, como esconde-esconde, pega-pega, pique-bandeira. Além de gastar energia, haverá uma confraternização entre amigos.

3.    Cozinhem juntos. Aproveite o tempo em família para prepar uma receita saudável e estimular a criança a provar alimentos bons para a saúde. Pode ser um bolo integral de frutas, um sanduíche natural, entre outros.

Fonte: Ministério da Saúde

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade