A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução de estômago, teve um amento no Brasil de 84,73% entre 2011 a 2018, aponta um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (SBCBM). Santa Catarina acompanhou o crescimento e aumentou em 19% o número de procedimentos pelo SUS no mesmo período. Não é difícil de entender o motivo de tanta procura, tendo em vista que o método é um dos mais eficientes contra a obesidade, porém requer indicações para ser realizado.

O cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista do Gastro Medical Center, Silvio Feiber Filho, em Florianópolis, explica que a cirurgia bariátrica é indicada para quem tem Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou maior que 40, ou IMC entre 35 e 40 que desenvolveu doenças causadas pela obesidade, para quem apresenta a obesidade por mais de dois anos e que tenha tentado o tratamento convencional com especialistas para emagrecer e não teve sucesso.

“O procedimento é seguro e recomendado especialmente para tratamento de obesidade mórbida. A obesidade é uma epidemia que pode desencadear doenças como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, alterações do colesterol e triglicérides, além de aumentar as chances de arteriosclerose e outras patologias e precisa ser tratada”, explica.

O médico destaca a importância de o paciente ser acompanhado por uma esquipe multidisciplinar formada por psicólogo, nutricionista, endocrinologista e demais profissionais. “A perda mais significativa de peso após a cirurgia bariátrica é verificada nos seis primeiros meses, por isso a necessidade do paciente seguir com disciplina as recomendações médicas. Ele precisa ter a consciência de que o tratamento irá continuar por toda a vida e será necessário a mudança de hábitos”, aponta.

No último levantamento sobre obesidade  realizado pelo Ministério da Saúde,  que compara a incidência da doença entre as capitais do país, os dados apontaram que 17,4% da população de Florianópolis é obesa e mais da metade (52%) têm sobrepeso.

**************************
Gastro Medical Center

Telefone: (48) 3030 2930
Whatsapp: (48) 3030 2930
E-mail: atendimento@gastromedicalcenter.com.br
Website: gastro.floripa.br

Faça contato para saber sobre planos de saúde e formas de pagamento.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho – CRM/SC 7843 – RQE 6243

Conteúdo meramente informativo, não devendo ser
utilizado para realizar diagnósticos ou tratamentos.
Consulte um médico em caso de dúvidas.

Diretor Técnico: Dr. Silvio Feiber Filho
CRM/SC 7843 RQE 6243
Feito para você de ❤ Políticas de privacidade